terça-feira, 29 de outubro de 2024

O Sanfoneiro


            Este quadro, O Sanfoneiro, tem uma história muito interessante e longa. Por volta do ano de 1985, fiz um ensaio fotográfico de músicos que tocavam numa esquina da feira do Crato, então muito famosa e movimentada. Depois de vários anos (1999) revendo as fotos, resolvi fazer uma série de telas sobre músicos populares. Naquela ocasião, voltara a pintar depois de longos verões longe das tintas e telas. Fiz o desenho do sanfoneiro e refiz o fundo do quadro, lembrando um canto de parede, numa região rural e seca.

A técnica de óleo sobre tela sempre me encantou e estava buscando praticar com cores sobrepostas. Trabalhei várias semanas. Passava noites acordado buscando soluções até que dei por concluído, com satisfação. Morava, naquela época, na cidade paulista de Bauru e pintava com meu amigo e primo Duran.

Passados mais alguns anos, já morava no Ceará novamente, fui convidado pelo SESC Rio de Janeiro para ceder a imagem, que comporia a capa do catálogo do projeto SONORA BRASIL - SOTAQUES DO FOLE. Aceitei com alegria. A obra percorreu todas as capitais de Estado e principais cidades do território brasileiro, muitas vezes compondo o cenário das apresentações musicais. Isso se deu em 2011.

Mais de uma década se passou e a tela volta à cena cultural, desta vez, na multiexposição de arte SALÁO DE OUTUBRO, comemorativa aos 50 anos do primeiro Salão.

Quando me perguntam por quê não me dedico mais à pintura, lembro que, quando estou pintando esqueço de comer e de dormir. Mas venho considerando a possibilidade de retomar...   Parece que hoje tenho um pouco mais de juízo.



O SALAO DE OUTUBRO 2024 será realizado no Crato Tênis Clube, no espaco do ICC - Instituto Cultural do Cariri e outros espaços da cidade.

Constará de exposições de Artes Visuais, com variadas formas de expressão como a pintura, o desenho, a xilogravura, fotografia, colagem, esculturas, instalações, performances; Mostra de Filmes; Artes Cênicas, como teatro, dança e performances; Artes Circenses; Literatura e Música, que contara com quatro noites de apresentações nos mais diversos estilos e gêneros musicais.

O SALAO DE OUTUBRO, da mesma forma que nos primeiros anos, tem uma estrutura de organização horizontalizada, cooperativa e voluntariada. Onde todos que participam estão oferecendo seu trabalho, tempo e sonho, com entusiamo e alegria. Pra esse grupo, do qual me alegro em fazer parte, a utopia ainda faz algum sentido. O Tempo, que mexeu tanto com a gente, não enterrou o sonho.